home
 

 

 


Polissonografia Noturna

1. O que é?

R.: A Polissonografia (PSG) é um exame através do qual são registradas, simultaneamente, durante o sono, múltiplas informações neurológicas e cardiorrespiratórias, por meio de um sistema computadorizado, e que permite a avaliação dos distúrbios relacionados ao sono.

 

 

.:Voltar

 

2. Onde este exame é realizado?

R: O exame de polissonografia é realizado, geralmente, em um laboratório do sono, que é um centro dotado de aparelhagem, acomodações e pessoal especialmente treinado e credenciado para a sua realização.

 

 

.:Voltar

 

 

3. A que horas este exame é realizado?

R: É realizado à noite, geralmente, às 10 ou 11 horas. O paciente deverá chegar ao laboratório, no dia marcado, uma hora antes, preparado para passar a noite em quarto privado, calmo e confortável.

 

 

.:Voltar

 

 

4. Por que chagar ao laboratório uma hora antes do início do exame?

R: Antes do início do exame, sensores eletrônicos são colocados em locais predeterminados do corpo do paciente e fixados apenas ou com adesivos especiais ou com cintas. São sensores que irão registrar, principalmente, o eletrencefalograma, o eletrooculograma, o eletrocardiograma, a atividade muscular, o fluxo respiratório, os esforços respiratórios torácicos e abdominais, a saturação de oxigênio no sangue e o pulso (oximetria de pulso) .

 

 

.:Voltar

 

5. O exame dói ou envolve algum risco?

R: O exame é indolor. Todos os sensores são fixados na superfície do corpo; não se usam agulhas ou instrumentos semelhantes, ou seja o exame é não-invasivo e não envolve qualquer risco.

 

 

.:Voltar

 

 

 

6. Para fazer o exame toma-se algum medicamento para dormir no laboratório?

R: Não. Não se administra ao paciente qualquer medicamento para dormir.
O sono que se quer analisar é o seu sono usual, isto é, o mais próximo possível ao que ele tem todas as noites.

 

 

.:Voltar

 

 

 


7. Para fazer o exame há necessidade de alguma restrição quanto a alimentos ou a medicamentos que eventualmente estejam sendo usados de forma regular.

R: Não. Não há necessidade de se fazer dieta especial ou de suspender qualquer medicamento que, por ventura, esteja sendo tomado regularmente. Neste caso, é importante informar, no questionário pré-exame, o nome dos medicamentos que estão sendo usados.

 

 

.:Voltar

 

 

 


8. Como se preparar para o exame?

R: No dia do exame lavar a cabeça apenas com xampu. Após a lavagem dos cabelos, não usar no couro cabeludo qualquer produto oleoso ou cremoso, pois estes podem prejudicar a aderência dos eletrodos para registro do eletrencefalograma.

 

 

.:Voltar

 

 

 

 


9. O que deve ser levado para o laboratório?

R: Apenas os objetos de uso pessoal e uma roupa de dormir (um pijama confortável curto, short ou bermuda, e camisa de botões). Se quiser, o paciente pode levar o seu próprio travesseiro. Não há necessidade de levar roupa de cama ou toalhas.
Para exames com videomonitorização, recomenda-se levar um pijama de calças e mangas compridas, já que, para melhor visualização da pessoa durante o sono, não são usadas cobertas (a temperatura ambiente costuma ser baixa mesmo no verão).

 

 

.:Voltar

 

 



10. Quanto tempo dura o exame?

R: Em torno de seis horas.

 

 

.:Voltar

 

 

 


11. Pode-se levar acompanhante?

R: No caso de adultos, não é aconselhável a presença de acompanhantes, a não ser que o paciente apresente alguma deficiência que exija a presença de um familiar ou enfermeira particular durante o exame.
Durante todo o período de estada no laboratório do sono o paciente será cuidado por técnicos especialmente treinados e atenciosos, que também monitorizarão o exame. Eles estarão atentos a qualquer eventualidade e prontos a intervir

 

 

.:Voltar

 

 

 


12. Pode-se tomar banho no laboratório após o exame?

R: Sim. O laboratório dispõe de banheiros com chuveiro com água quente e fria. O paciente deverá apenas levar o seu xampu preferido e outros itens de higiene. pessoal.

.:Voltar

13. O que é polissonografia com titulação de CPAP?

R: É um exame especial de polissonografia noturna para dosar (titular) a pressão adequada com que o sistema de CPAP do paciente – prescrito pelo seu médico -deverá ser calibrado a fim de inibir as suas anormalidades respiratórias (apnéias e hipopnéias) durante o sono e ronco a elas associado.

 

 

.:Voltar

 

 


14. Como o exame de titulação de CPAP é realizado?

R: O paciente dormirá uma noite no laboratório de sono conectado, através de uma máscara nasal e um tubo plástico flexível, a um sistema que lhe proporcionará ar sob pressão variável e controlada por um programa de computador. Além da máscara nasal será usado também um sensor de oxímetro de pulso em um dedo do paciente para medida da taxa de saturação de oxigênio no seu sangue e do seu pulso (freqüência cardíaca).

 

 

.:Voltar

 

 

15. A que horas deve o paciente se apresentar no laboratório de sono para polissonografia com titulação de CPAP?

R: Por volta das 22:30 h. O exame usualmente é realizado durante 5 a 6 horas.
Para este exame não há necessidade de vestimenta especial. O paciente deverá usar roupa de dormir confortável par a época.

 

 

 

.:Voltar